
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), através da Resolução Normativa (RN) nº 610 incluiu, além de nova técnica para tratamento de câncer, mais três novos medicamentos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Os medicamentos, que já tinham sua cobertura garantida quando ministrados durante uma internação hospitalar, a partir de 1º de agosto de 2024, passaram a ser cobertos também quando prescritos para pacientes que não estão internados, ou seja, ambulatorialmente. Veja quais são:
- Pamoato de Pasireotida: Um remédio injetável para tratar acromegalia, uma doença rara que faz o corpo produzir muito hormônio do crescimento. Isso causa o aumento exagerado de partes do corpo, como mãos, pés e nariz, e pode levar a complicações como diabetes e problemas cardíacos.
- Sulfato de Gentamicina combinado à Doxiciclina: Antibióticos para tratar brucelose humana, uma infecção bacteriana que pode causar sintomas como febre, suor excessivo, dor de cabeça, dores musculares e articulares, cansaço, perda de peso, náuseas e vômitos.
- Lenalidomida em combinação com Rituximabe: Medicamentos injetáveis para tratar linfoma folicular, um tipo de câncer que afeta os gânglios linfáticos.
Nova Técnica para Tratamento de Câncer de Cólon e Reto
Além disso, a ANS adicionou a técnica de micro-ondas nos procedimentos de ablação térmica para tratar câncer de cólon e reto. Esse tratamento já estava no rol, mas agora inclui mais uma tecnologia. A ablação térmica é um procedimento que usa calor para destruir células cancerígenas e agora está coberta pelas seguintes técnicas:
- Guiada por ultrassonografia e/ou tomografia computadorizada: usando radiofrequência ou micro-ondas.
- Por laparotomia: que é uma cirurgia aberta, usando radiofrequência ou micro-ondas.
- Por videolaparoscopia: que é uma cirurgia menos invasiva, usando radiofrequência ou micro-ondas.
Ficou com dúvidas? Quer saber o possível impacto em seu benefício e na população assistida? Entre em contato conosco.
Fonte: https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/sobre-ans/ans-incorpora-novas-tecnologias-ao-rol-1
Foto de Pietro Jeng